O Programa “Elo por Elas” deu início, na última semana, a ação “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Os primeiros encontros foram realizados na Estação Juventude e no Abrigo Bela Vista, onde ocorreram discussões com a Patrulha da Mulher e servidores do município sobre a violência de gênero. Os participantes também puderam apreciar a apresentação da Banda de Música da Guarda Civil de Contagem.
A ação, que se desenvolverá por 21 dias, tem como meta reafirmar cada vez mais o compromisso do governo e somar esforços de todas as esferas do poder público e da sociedade civil, para combater a violência de gênero e fortalecer a participação das mulheres em todos os espaços, com autonomia e protagonismo.
No primeiro dia, na Estação Juventude, o bate-papo foi com a chefe de Turno da Guarda Civil, Benvinda Macedo, que repassou informações para alunos da Estação JUV e promoveu uma roda de conversa com os integrantes do Programa “Contagem na Maturidade”.
“Esses 21 dias de ativismo contra a violência da mulher são de extrema importância para que as pessoas tenham consciência da existência de uma rede de proteção em Contagem, na qual essas vítimas são acolhidas, com ações preventivas. Várias mulheres não têm conhecimento das medidas de segurança pública que são oferecidas para elas, então quando vamos até elas, as conscientizamos e podemos evitar futuras violências”, explicou Benvinda.
Durante a conversa, foram abordados os tipos de violência que as mulheres podem passar dentro de um relacionamento; identificar cada tipo deles; além de quais órgãos públicos que uma vítima pode procurar para se proteger. Também foi abordado o papel da Guarda Municipal de Contagem, por meio da Patrulha da Mulher, na ação de prevenção a violência, e ao combate e a proteção das vítimas.
O superintendente de Prevenção à Violência, Natal Feliciano, ressaltou a importância da ação o Programa ‘Elo por Elas’, que tem como objetivo prevenir todas as formas de violência contra as mulheres. “Nesses 21 dias é importante trazer à tona o debate e a conscientização sobre as diferentes formas de violência sofridas, além de orientar sobre como procurar ajuda”.
Segundo Feliciano, muitas vezes o problema da violência é minimizado. “Por meio dos debates, buscamos incentivar reflexões que promovam mudanças de atitude em relação ao machismo e à desigualdade de gênero”, finalizou.
A Estação Juventude (JUV) é um espaço de cultura e convivência do município para jovens, que oferta várias oficinas, proporciona debates, palestras e atividades de conscientização gratuitas.
Próximas ações:
Data: 5/12/2024
Horário: 9h
Local: Casa de Passagem - av. Dr. Antônio Chagas Diniz, 1.500 - Cid. Industrial
Data: 9/12/2024
Horário: 9h
Local: Espaço Bem Viver Mário Covas - rua Manoel de Matos, 162 - Central Park
Clique aqui e confira a galeria de fotos - Abrigo Bela Vista
Clique aqui e confira a galeria de fotos - Estação Juventude